terça-feira, abril 10, 2007

Chocolate

Já passou a Páscoa, época onde abusamos no Chocolate.
Falam tanto que o chocolate engorda, causa acne e vicia. Estes são alguns dos mitos. Fiz uma pequena pesquisa, saber o que é verde e não, aqui vai resultado:

O chocolate, se consumido com moderação, proporciona um bem-estar físico e mental. ... “Mas se o consumo diário for maior do que 30g, que é a quantidade ideal, evite consumir no mesmo dia alimentos gordurosos como frituras, carnes gordas, leite e queijo. E, ao escolher o tipo de chocolate, é importante evitar aqueles com amendoim e muitos recheios gordurosos”

Alguns mitos e verdades a respeito do chocolate:

Vicia
Verdadeiro. Alguns estudos mostram que o chocolate pode viciar, pois contém substâncias como a teobromina e a cafeína, em uma proporção de 10 para 1 respectivamente. A teobromina, diferente da cafeína, que é conhecida como estimulante do sistema nervoso central, estimula principalmente o sistema muscular.

Causa acne
Falso
. Não existem comprovações científicas indicando que o chocolate cause a acne, mas o que pode ocorrer é que uma dieta rica em gordura pode aumentar a oleosidade da pele, e assim, aumentar o aparecimento da acne em algumas pessoas que já tenham tendência.

Faz mal à saúde
Falso.
Qualquer alimento que for consumido em grandes quantidades pode fazer mal à saúde, mas com moderação não irá causar nenhum mal. Além disso, o chocolate traz benefícios para o organismo pois é rico em energia, libera glicose para o sangue rapidamente e possui efeitos antioxidantes, por conter polifenóis em sua composição.

Causa enxaqueca
Falso.
O chocolate só irá causar enxaqueca nas pessoas com predisposição para este mal, devido à presença de feniletilamina.

Provoca alergias
Falso.
A alergia pode ser causada por diversos fatores, inclusive alimentos. Pessoas com alergia à proteína do leite, por exemplo, terão problemas com a ingestão de chocolate.

É afrodisíaco
Falso.
Não existe nenhuma substância afrodisíaca no chocolate. Por ter bastante gordura e carboidratos, algumas pessoas o consideram um energético.

Engorda
Não necessariamente.
Qualquer alimento que tenha caloria poderá engordar se for consumido em quantidades além das recomendações. Como o chocolate é um alimento que contém bastante gordura e açúcar simples, as chances de ele acrescentar calorias a mais numa dieta é grande.

O chocolate meio amargo é mais calórico do que o normal
Falso. O meio amargo é menos calórico, pois tem menos gordura e açúcar. Além disso, a qualidade dos antioxidantes polifenóis do chocolate amargo é maior que a do cacau e do chocolate ao leite, o que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e na diminuição do colesterol ruim (LDL).






12 comentários:

sotto le stelle disse...

Uptsttt, e não é que chego aqui para saber da tua Páscoa...e deou de cara com estas maravilhosas tablets de chocolate...snifff...é que eu sou extremamente gulosa. Mas gostei de saber os mitos.
Pena que vicia e eu sou viciada, né?
Jinhos fofos apertadinhos

Anónimo disse...

Ena, fiquei com água na boca :P
Sou 1 gulosa por chocolates, adoro, adoro, adoro.
eh eh eh
Grande Beijo.

Gio disse...

Bem so estas fotografias já deviam ser proibidas.... eu sou viciada em chocolate essa eu posso confirmar que é verdadeira... e estou neste momento em recuperação... alias estou a fazer tratamento e tudo... (e não estou a brincar)

Cláudia disse...

Sou viciada em Chocolate...
Se pudesse... estava sempre a comer :P:P
Beijinho

Anabela & Lara disse...

oh comadre isso nao se faz


eu sou viciada nisso

,....

jocas

Enfim... disse...

goto tanto de chocolate hummm sou viciada eheheh lol

Bjokas

Sara disse...

Eu é que sou a verdadeira chocodependente. Não passo um dia sem comer qualquer coisa achocolatada. E se chegar ao fim do dia e não tiver comido chocolatinho sob alguma forma, sinto logo falta. Juro!

P.S.: O meu armário das bolachas é essencialmente de Belgas Choc, Filipinos Negros, Oreos cobertas, Cuétara Chocolocoflakes, etc...

sissi disse...

nem me fales em chocolate...para o meu bem quero continuar a acreditar em aguns dsses mitos...moderção n existe qd se rata de comer o dito

Anabela, Lara e Miguel disse...

vamos fazer a festinha da Lara , mesmo no dia do aniversario... calha numa segunda,,,, mas nos metemos ferias e os avos estao disponiveis para o almoço-...

a noite juntamos uns amigos.... se for cedo as pessoas podem ir....

e ela ainda é pequena e vai para a cama cedo

Alexandra disse...

sabes que mais...num acredito em nada dito....ponto...goto tanto de xoxolate...ai...custou.me tanto ler esta coisa....mas pronto vamos pela moderação!!!!!

beijocas doces

necedu disse...

Eu não sou gulosa, hihihih
Jocas

Alexandra disse...

Olha ainda tens esta coisa a lembrar a gente que não devemos comer xoxolate?????

tira....escreve...

beijos doces