Criado pela UNICEF.
Onde tudo começou?
Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.
Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida.
As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham!
Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.
Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.
Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.
Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.
Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!
******
Haverá ser mais querido, sincero, puro que uma criança???!!!!
Aqui deixo um beijo especial a todos os pequenotes que visito, que tenham um dia muito feliz.
Como é que é possível haver gente que ainda tenha coragem de fazer mal a crianças indefesas?!!
É um dia em que devemos pensar nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome, etc.
******
CRIANÇA!Criança, tu és o confortoCriança, tu és o amor. Tu, que tens alegria nos teus olhos E que aos outros ofereces amizade; Tu, que caminhas Sem maus pensamentos E que amas Sem rodeios Vem ...! Vem comigo. Dá-me a tua mão. Criança, Tu és o símbolo Do amor Da paz E da liberdade. Tu és o fruto Da inocência E da pureza. Criança, Ajuda-nos a construir Um mundo bom, Como tu Estrela brilhante!
(Poema de Paula Perna)