Ontem fomos assistir à estreia de um dos mais belos espectáculos que já vi, no passeio Marítimo de Algés, "CAVALIA".
É uma odisseia equestre. Todo o espectáculo mostra uma cumplicidades entre cavalos e seres humanos, que é sensacional.
A banda sonora, que interpretada ao vivo, é do melhor, e o cenário foi algo de estupendo, valeu cada cêntimo dado para ver o espectáculo, sem sombra de dúvida. Há chuva que cai sobre a arena, cheiro de terra molhada, flocos de neve, folhas outonais. É uma magia, que é muito difícil de descrever.
Há uma parte onde o violoncelista interpreta um solo, enquanto um cavalo e uma cavaleira surgem no terreno quase como se flutuassem... enfim… qualquer um deles foi espectacular.
Para quem queira saber um pouco mais sobre a companhia
"Cavália" é uma criação de Normand Latourelle, um dos fundadores do Cirque du Soleil, que confessou em conferência de Imprensa que até há dez anos nunca sonhara trabalhar com cavalos. O espectáculo é dirigido por Erick Villeneuve e a direcção equestre está a cargo de Frederic Pignon e Magali Delgado.
"A base do trabalho é descobrir a comunicação que pode haver entre o cavalo e nós. O cavalo é muito sensível aos movimentos dos corpos, e também há um pouco de psicologia", explica Frédéric Pignon, responsável pela direcção equestre.
Aqui deixo um pouco de como é o espectáculo.