segunda-feira, outubro 23, 2006

Cuidado com os pacotes de leite

Foi-me enviado há relativamente pouco tempo um mail para ter em atenção os Pacote de leite.
Passo a escrever o mail:

"Muita atenção quando forem comprar leite de pacote! Soube por fontes seguras que, por não serem vendidas até determinado prazo, essas caixinhas voltam para a fábrica para que o leite seja repasteurizado! Isso pode ocorrer por até 5 vezes, o que acaba deixando o leite com um sabor diferente, aumentando a possibilidade dele coalhar e reduzindo significativamente sua qualidade, já que o teor nutricional diminui.
Ao voltarem para a venda ao consumidor final, o pequeno número que está marcado na figura com o círculo vermelho é alterado. Esse número varia de 1 a 5 e o ideal é comprar até o número 3, acima disso, a qualidade do leite estará bem ruim. Esse pequeno número fica localizado no fundo da caixinha, se você for comprar uma caixa fechada, basta verificar apenas uma embalagem, todas as outras terão a mesma numeração. Por exemplo, se uma embalagem tiver o número 1, significa que é a primeira vez que sai da fábrica e chega ao supermercado para a venda final, já se tiver o número 4, significa que ele já foi repasteuridado 4 vezes e depois retornou para o supermercado para a venda final e assim por diante... Dêem mais atenção, principalmente, quando a oferta for muito boa, geralmente, o supermercado coloca um valor menor para os produtos que já passaram várias vezes por esse processo, os de número 4 e 5.
Essas informações são de uma pessoa que já trabalhou na indústria alimentícia e conhece todo esse processo, por isso, não deixem de fazer sempre essa observação!"



Após ter lido o mail, passei a prestar mais atenção a este promenor, que de facto, é muito importante.
O que tem acontecido nos vários pacotes que verifiquei foi, em vez de surgir apenas 1 número surgem os número de 1 a 5, excepto um digito; deduzo que o número em falta seja as vezes que o leito foi pasterizado.
No pacote que abri esta manhã está em falta o número 2. nada mau, mas sabe-se lá quantas vezes bebemos leite com inúmeras pasteurizações.
Não sei se esta informação é veridica ou não, mas pelo sim, pelo não, o melhor é ter cuidado com o leite que andamos a beber.

Vejam e digam alguma coisa.

6 comentários:

Bia disse...

Obrigada pelo aviso amiguinha.
Mas hoje em dia de tantas coisas se falam, que se levarmos tudo muito a sério acabamos por dar em loucas e não fazemos outra vida...
No entanto é sempre bom saber.
Agora uma anedota só para ti:
um senhor vai ao médico e diz que quer durar aí até aos 90 anos, e o médico pergunta-lhe, o Sr. Fuma e ele diz que não, come bem? e ele diz que não, o sr. bebe? e ele diz que não, faz sexo regularmente? e ele diz que não...
O médico fica todo nervoso e responde-lhe: então para quê que o Sr. quer viver até aos 90?
Uma beijoca e uma boa semana.

necedu disse...

Por acaso já sabia disso, para mim não ligo muito a isso mas o leite do Duarte vejo sempre o numero e tento que seja sempre o 1. Ás vezes passo muito tempo à procura de uma embalagem assim, hehehe.
Jocas

Anabela & Lara disse...

não sabia!!!

agora qdo comprar leite já vou ver!!

jopcas.

Anabela & Lara disse...

oi
já vi qu conseguiste meter os blogs e os online... muito bem priminha!!!
olha mete tb um contador de visitas
jocas

Cláudia disse...

Recebi esse mail há uns anos atras... E nunca mais me lembrei...
Mas tentar tomar atenção.

Sara disse...

Isto soa-me a mito urbano...