quinta-feira, novembro 22, 2007

Enxaqueca


Esta enxaqueca insiste em perseguir-me todos os dias. Esta semana não houve um único dia que não tenha tido.
Já estou farta, não sei o que fazer. Tenho tomado Trifene, que sempre me fez bem. Não tenho tomado todos os dias, senão qualquer dia já nem faz efeito. Confesso que tenho andado stressada e não tenho descansado muito, tenho andado a dormir poucas horas e durante o dia sempre preocupada com 1000 coisas.

Mas quando é que isto passa? Quando descansar, né!!!

Fiz uma pequena pesquisa dos factores que causam enxaqueca, e de factor tenho algumas razões para tal me está acontecer.

Espero que, em breve, deixe de ter dores.

FACTORES PRECIPITANTES


Para que a crise de enxaqueca ocorra, verifica-se a actuação de factores externos e internos.

Factores externos:
» Alterações térmicas: bruscas variações de temperatura, calor ou frio excessivo, bebidas geladas;
» Ruído intenso, luz intermitente, cheiros muito activos de certas plantas ou perfumes;
» Traumatismos cranianos mínimos;
» Dores localizadas (dentárias, otorrino-laringológicas, oculares);
» Esforços físicos (desporto, actividade profissional ou sexual);
» Jejum ou inanição prolongados;
» Ingestão de alimentos gordos, chocolates, ovos, lacticínios,(leite gordo e certos queijos), mariscos, álcool, alimentos fumados ou conservas, certos frutos (citrinos e oleaginosas), café.


Factores internos:
» Alterações hormonais (início do período menstrual, ovulação);
» Alterações do sono (sono prolongado, alterações do ritmo circadiano);
» Hipoglicemia (jejum prolongado);
» Fadiga intensa;
» Stress prolongado.

É de referir uma situação curiosa: a enxaqueca de fim-de-semana, em que vários factores se podem associar: alterações do sono, jejum prolongado, aumento ou diminuição do stress, privação da cafeína.


Acontece-me imensas, mas imensas vezes ter enxaqueca ao fim-de-semana, o que é super desagradável. A pessoa quer descansar e toma lá uma enxaqueca!! É horrível. Se me levantar mais tarde, é quase certo que passo o dia com dor de cabeça, mas o que fazer??!!! Levantar cedo - que porcaria.

6 comentários:

Sara disse...

Também me costuma acontecer ao fds.

Mas... e se fosses ao médico?

As melhoras!

nuno medon disse...

olá! as melhoras e boa recuperação! sei como isso é chato, tb tenho uma amiga que tem isso. bjs

nuno medon disse...

olá! obrigado pelo comment....a pessoa n conhece aquele espaço e além disso não gosta de mim por Amor. Namorei com ela mas terminou comigo sem terem existido zangas pelo meio. É a vida! bjs e as melhoras

Gio disse...

Também tenho enxaquecas montes de vezes e já nem sei o que me faz bem, por vezes com um Nimed passa, outras nem com medicação bem forte, acho que as enxaquecas são qualquer coisa que nós temos que aprender a viver com elas...

sissi disse...

acho q devias ir ao medico...ao neurologista...o meu marido é e nem imaginas as pessoas c enxaquecas q por ele passam...há tratamentos mt eficazes... posso por-te em contacto c ele no msg ou tlm...diz qq coisa

YESALEL disse...

Silvia - Obrigada. Se para a semana continuar com enxaqueca tenho mesmo de ir ao médico. Esta semana tenho andado muito stressada porque estamos organizar uma festa surpresa. Não posso agora revelar muito, mas depois segunda falo nisso (Não vá a pessoa ler estes comentários), mas se continuar assim falo contigo, para me aconselhares. Muito obrigada miguita.